O empresário morreu, neste domingo, aos 87 anos.
Abilio Diniz sempre teve muito gosto por competir. Para muitos que o conheceram, era mais que isso: um obsessivo. Ele já era um empresário conhecido, na década de 1960, quando passou a ser um dos principais pilotos dos tempos românticos do automobilismo brasileiro. Ganhou várias provas com um Alfa Romeo vermelho. Em 1971, foi vice-campeão brasileiro de automobilismo e eleito o Homem de Vendas do ano. Deixou o automobilismo, mas nunca deixou de competir, nos esportes e nos negócios.
Sua carreira de empresário começou em 1959. Abilio Diniz, o mais velho dos seis filhos do português Valentim dos Santos Diniz e sua mulher, Floripes, abriu com seu pai o primeiro supermercado Pão de Açúcar no Paraíso, em São Paulo, bairro onde passou a infância. Era na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, ao lado da Doceria Pão de Açúcar, que o português Valentim abrira em 1948. Valentim tinha chegado ao Brasil em 1929, e Abilio nascera em 28 de dezembro de 1936.
Abilio Diniz estudou no colégio Anglo Latino, fez o então segundo grau no Colégio Mackenzie e se formou em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas. Em 1965, foi para os Estados Unidos estudar marketing na Universidade de Ohio e economia na Universidade Columbia, em Nova York. Logo depois de sua volta ao Brasil, o Pão de Açúcar já era a maior rede varejista do país. Na década de 1970, com a aquisição da Eletroradiobraz, tornou-se a maior varejista da América Latina. Ajudando o pai, o Pão de Açúcar inovou ao criar os primeiros hipermercados do Brasil: duas unidades do Jumbo, uma em Santo André e outra perto do Aeroporto de Congonhas.
Fonte:- Revista Oeste.