NOTÍCIAS


Guarda Municipal do Rio de Janeiro é proibida pela Justiça de usar armas de fogo.

Órgão Especial do Tribunal de Justiça fluminense considerou constitucional um dispositivo da Lei Orgânica do município que proíbe o uso deste tipo de armamento pelos agentes de segurança pública municipais.

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro foi proibida de utilizar armas de fogo. A decisão foi tomada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça fluminense (TJ-RJ), que considerou constitucional um dispositivo da Lei Orgânica do município que proíbe o uso de armas de fogo pelos agentes de segurança pública municipais. A ação que questionava o veto ao armamento foi feita pelo PSD, partido do prefeito Eduardo Paes, e tramitava desde 2022. Com a medida, a Guarda Municipal segue autorizada para o uso de armas não-letais, como tasers (armas de choque) e cassetetes. Por meio de um comunicado, o órgão de segurança informou que a decisão não afeta o cotidiano da corporação e seus agentes. A iniciativa de fornecer armas de fogo para os gurdas municipais dividia opiniões no município. Alguns especialistas entendiam que os armamentos se faziam necessários para enfrentar o cotidiano de violência e criminalidade na capital. Outros estudiosos de segurança pública avaliam que, se houvesse a permissão para o uso de armas de fogo, os agentes deveriam passar por um processo de qualificação e capacitação e que os guardas armados poderiam gerar uma instabilidade na segurança do Rio. Além disso, existe a possibilidade do desvio de armamentos e de alguns agentes trabalharem em paralelo para o crime organizado.

Fonte:- Jovem Pan




19/04/2023 – Sintonia FM

COMPARTILHE

SEGUE A @SINTONIAFM87.5

(11) 4012-4292

contato@sintoniafm.com
Rua: Machado de Assis nº 56 – 1º Andar  Bairro: Jardim Santos Dumont. Cidade:- Bom Jesus dos Perdões – S/P.                 Whats App (11) 9.1569-2999                                Rádio que sintoniza você!!!

NO AR:
AO VIVO - SINTONIA FM