Previsão é de chuva persistente e forte, especialmente na região que faz divisa com Santa Catarina.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para tempestades para parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, 17, e no sábado, 18.
A previsão é de chuva persistente e forte, especialmente na região que faz divisa com Santa Catarina — Estado que está inteiramente sob a faixa amarela de perigo do Inmet — e no sul do Paraná.
De acordo com a Climatempo, a condição meteorológica é resultado da passagem de uma frente fria.
A empresa explica que a alteração na circulação dos ventos em diferentes níveis da atmosfera contribui para a formação de novas áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil.
Impactos das tempestades no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, espera-se que as tempestades alcancem até 50 mm em 24 horas em locais como Erechim, Passo Fundo e na Serra Gaúcha.
No início desta semana, a cidade de Caxias do Sul, localizada na região serrana, registrou tremores de terra durante uma enchente histórica que assola o Estado. Em Gramado, cidade vizinha, houve o desmoronamento de parte de uma rua.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, a chuva deve ser moderada.
Defesa Civil alerta para elevação dos níveis de água
Na noite de quinta-feira, 16, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu um novo alerta sobre a continuidade da elevação dos níveis da Lagoa dos Patos.
Fonte:- Jovem Pan.