MENU

Itamaraty convocou a embaixadora espanhola em Brasília, Mar Fernández-Palacios, para dar explicações sobre o caso.
O Ministério das Relações Exteriores pretende convocar a embaixadora espanhola em Brasília, Mar Fernández-Palacios, para dar explicações sobre os insultos racistas de torcedores espanhóis contra o jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid. No domingo 12, adeptos do Valencia Club de Fútbol chamaram o atleta brasileiro de “mono” — em português, macaco.
Ao mesmo tempo, o embaixador brasileiro em Madri, Orlando Leite Ribeiro, solicitou previdências à LaLiga — entidade que organiza o Campeonato Espanhol — e ao governo da Espanha. Os insultos racistas constantes contra o jogador brasileiro motivaram a ação dos diplomatas.
A secretária-geral do Itamaraty, Maria Laura da Rocha, reiterou nesta segunda-feira, 22, o descontentamento do governo brasileiro com o caso. “Mais que a ignorância e a maldade dos torcedores que praticaram — e vêm, há tempo, praticando — atos abjetos de racismo, espanta a persistência dos crimes cometidos contra o atleta brasileiro, contra todos os afrodescendentes e, sim, contra toda a humanidade, a cada cântico e a cada gesto racista lançado contra o jogador”, afirmou a secretária-geral.
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) May 22, 2023
Fonte:- Revista Oeste.