NOTÍCIAS


Secretária antidengue do Ministério da Saúde viajou de férias ao exterior em meio à epidemia.

Ethel Maciel passou um mês afastada enquanto doença avançava no Brasil.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, vem sendo criticada por ter autorizado as férias da secretária responsável pelo combate à doença, Ethel Maciel, em meio à pior epidemia de dengue da história do Brasil. A epidemiologista é titular da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) da pasta. Ela passou o mês de janeiro afastada, e publicou parte da sua viagem nas redes sociais.

“Despeço de 2023 com gratidão”, postou Ethel em seu perfil, no dia 1° de janeiro. “Com as energias do hinduísmo e do budismo abraço 2024 e desejo muita sabedoria para atravessarmos os desafios que nos esperam”, completou.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Ethel Maciel (@ethelmaciel)

O que disse o Ministério da Saúde.


Sobre a ausência da secretária no Ministério da Saúde, a pasta explicou em nota ao jornal O Estado de S. Paulo que Ethel foi “devidamente substituída” durante as suas férias. Também disse que nesse período “garantiu a continuidade e o monitoramento das ações planejadas”.

Ainda no comunicado, o ministério afirmou que “quase todos os departamentos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente atuam nas atividades relacionadas ao enfrentamento à dengue”.

Além disso, a pasta informou que conta com uma equipe de 407 profissionais que “atuam intensamente no planejamento, organização, coordenação e controle das medidas contra a dengue nos departamentos de Emergências, de Imunizações e de Doenças Transmissíveis”.

Brasil bate recorde de mortes por dengue e 2024

O Brasil registrou, em 2024, 1.116 mortes por dengue. Este é o maior número de infecções contabilizadas desde o início da série histórica, em 2000. Segundo a última atualização do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde, mais de 1,8 mil mortes ainda estão em investigação. De acordo com a pasta, o último recorde ocorreu em 2023, com 1.094 mortes.

Fonte:- Revista Oeste.




10/04/2024 – Sintonia FM

COMPARTILHE

SEGUE A @SINTONIAFM87.5

(11) 4012-4292

contato@sintoniafm.com
Rua: Machado de Assis nº 56 – 1º Andar  Bairro: Jardim Santos Dumont. Cidade:- Bom Jesus dos Perdões – S/P.                 Whats App (11) 9.1569-2999                                Rádio que sintoniza você!!!

NO AR:
AO VIVO - SINTONIA FM