NOTÍCIAS


Estadão critica ‘falha inaceitável’ do governo Lula no combate à dengue.

O editorial destaca a redução significativa na contratação de agentes comunitários de endemias (ACEs) em 2023 em comparação com 2022.

Em meio à crise sem precedentes na saúde no que se refere à dengue, o Estadão abriu a semana nesta segunda-feira, 22, com um editorial em que aborda a grave epidemia da doença que assolou o Brasil no último verão, deixando mais de 3,3 milhões de infectados e revelando uma série de negligências por parte do governo Lula: “falha inaceitável”, diz o jornal.

O texto destaca a redução significativa na contratação de agentes comunitários de endemias (ACEs) em 2023, com a contratação de apenas 822 novos profissionais, em comparação ao ano anterior, sob gestão de Jair Bolsonaro (PL), quando mais 4.313 haviam entrado em ação.

A publicação destaca a falta de investimento de Lula e de ações diretas dos 5.568 municípios do país no controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor não apenas da dengue, mas também de outras doenças como febre amarela, zika vírus e chikungunya, em um momento crucial em que especialistas alertavam para a iminência da crise sanitária.

“Desde o grande surto de dengue de 2001, epidemiologistas enfatizam que o controle do ciclo natural do Aedes aegypti é o principal meio de evitar os contágios”, lembrou o Estadão. “O combate à proliferação do inseto sempre exigiu esforços diretos dos municípios, que, como bem dizia o ex-governador paulista Franco Montoro, ‘é onde as pessoas moram’”.
Falta de coordenação
Entretanto, mesmo com os salários dos ACEs sendo cobertos pelo Ministério da Saúde (MS), a contratação e as ações de combate ao mosquito foram drasticamente reduzidas.

Fonte:- Revista Oeste.




22/04/2024 – Sintonia FM

COMPARTILHE

SEGUE A @SINTONIAFM87.5

(11) 4012-4292

contato@sintoniafm.com
Rua: Machado de Assis nº 56 – 1º Andar  Bairro: Jardim Santos Dumont. Cidade:- Bom Jesus dos Perdões – S/P.                 Whats App (11) 9.1569-2999                                Rádio que sintoniza você!!!

NO AR:
AO VIVO - SINTONIA FM