Loja de queijos e companhia de transportes estão entre as que arremataram a maior quantidade do cereal.
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) solicitou às empresas vencedoras do leilão de arroz do governo federal que comprovem sua capacidade técnica para realizar a compra e a distribuição dos produtos. A informação foi confirmada pelo órgão ao jornal Folha de S.Paulo, neste domingo, 9.
No leilão, uma loja de queijos arrematou a maior quantidade de arroz, cerca de metade do total. Outra vencedora é uma empresa de transportes cujo único sócio admitiu ter pagado propina para fechar um contrato com o governo do Distrito Federal. O caso foi arquivado posteriormente.
Segundo a Conab, a medida foi tomada depois de críticas ao leilão por parte da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do setor do agronegócio, que questionaram os resultados do pregão.
“A transparência e a segurança jurídica são princípios inegociáveis, e a Conab está atenta para garantir segurança jurídica e solidez nessa grande operação”, afirmou o presidente da companhia, Edgar Pretto.
Na decisão deste domingo, a Conab anunciou que vai convocar as Bolsas de Mercadorias e Cereais. Essas bolsas representam as empresas no pregão e são responsáveis por exigir a documentação e a comprovação da capacidade técnica delas.
Fonte:- Revista Oeste.