Na Polônia, primeiro-ministro de direita também saiu fortalecido.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, e seu partido de direita, Irmãos de Itália (FdI), venceram as eleições ao Parlamento Europeu no país, com 28,59% dos votos, de acordo com dados provisórios deste domingo, 9. A vitória do FdI reforça o crescimento do partido e torna a principal força política na Itália.
O Partido Democrático (PD), de centro-esquerda e liderado por Elly Schlein, ficou em segundo lugar, com 25,58%, seguido pelo Movimento 5 Estrelas (M5S), do ex-premiê Giuseppe Conte, com 9,66%.
A coalizão de Meloni inclui o Liga, de Matteo Salvini, teve 8,81% dos votos e o Força Itália (FI), de Antonio Tajani, 8,80%.
“Depois de dois anos de governo na pior situação possível, o voto nos disse ‘não esperamos que você esteja, mas você está”, afirmou Giorgia.
Para ela, “a Itália apresenta-se no G7 e na Europa com o governo mais forte de todos” e “é uma satisfação e também uma grande responsabilidade.”
“Quero agradecer à maioria dos italianos que continuaram a escolher o FdI e o centro-direita, também estou orgulhosa do resultado da Força Itália e da Liga”, acrescentou. “A maioria que governa esta nação conseguiu crescer junta.”
A premiê italiana destacou que a mensagem que chega dos italianos é “vá em frente e faça isso com maior determinação, se possível.”
Fonte:- Revista Oeste.