Até agora, 4 mil mortes foram confirmadas e mais 2,8 mil estão sob investigação.
O Brasil ultrapassou 6 milhões de casos de dengue em 2024, de acordo com o painel de monitoramento do Ministério da Saúde. Esse número representa um aumento significativo em relação a 2023, quando foram registrados pouco mais de 1,6 milhão de casos no país.
Os dados mostram que a doença atingiu seu pico em março, com mais de 1,6 milhão de casos. Em abril, o número ainda se manteve elevado, com mais de 1,5 milhão de registros. A partir de maio, a transmissão desacelerou, registrando cerca de 960 mil confirmações.
No começo de junho, a Organização das Nações Unidas (ONU) informou que atualmente 84% dos casos de dengue no mundo estão no Brasil.
Aumento no número de mortes por dengue
Apesar da redução na incidência nos últimos meses, o número de mortes por dengue cresceu 71% no primeiro semestre de 2024 em comparação com 2023. Em junho, o Brasil alcançou 4 mil mortes devido à doença, enquanto em todo o ano passado o total foi de 1.179. Além disso, há mais de 2,8 mil mortes sob investigação pelo Ministério da Saúde, comandado por Nísia Trindade.
Situação por Estado
Embora alguns Estados como Rio de Janeiro e Minas Gerais tenham decretado o fim da epidemia, a situação continua preocupante em grande parte do país. São Paulo tem mais de 1,1 mil mortes por dengue, que representam mais de 25% do total nacional. O Estado também tem o segundo maior número de notificações, com 1,8 milhão de casos, e está atrás apenas de Minas Gerais, com 1,6 milhão.
A faixa etária entre 20 e 49 anos concentra quase 50% dos casos, com mais de 2,9 milhões de registros. Dentro dessa faixa, os jovens entre 20 e 29 anos são os mais afetados, com mais de 1 milhão de casos. Em seguida, estão as pessoas entre 30 e 39 anos, com mais de 900 mil registros.
Por região, o Sudeste lidera com mais de 3,8 milhões de casos, seguido pelo Sul com pouco mais de 1,1 milhão, Centro-Oeste com 600 mil, Nordeste com 321 mil e Norte com mais de 48 mil.
Fonte:- Revista Oeste.