A plataforma se recusou a obedecer a ordens de censura de Moraes.
O perfil de Relações Governamentais Globais do Twitter/X anunciou, no último sábado, 17, que Elon Musk vai fechar o escritório de sua rede social no Brasil. O empresário sul-africano tomou a decisão depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ameaçar prender Rachel de Oliveira Conceição, representante legal da plataforma no país. A funcionária não cumpriu as ordens do magistrado de censurar perfis que ele considera “antidemocráticos”.
“Apesar de nossos inúmeros recursos ao STF não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, informou o perfil de Relações Governamentais Globais do Twitter/X.
Em 7 de agosto, o ministro ordenou ao Twitter/X que censurasse e desmonetizasse alguns perfis que ele considera “antidemocráticos”, sob pena de multa de R$ 50 mil. A empresa, no entanto, recusou-se a obedecer à ordem do magistrado. Os perfis que Moraes mandou bloquear foram:
Fonte:- Revista Oeste.